Veja um resumo do texto "Da Informática à Escola Virtual" disponibilizado numa apostila produzida pela UFPE com informações sobre Educação à Distância.
As últimas duas décadas trouxeram mudanças marcantes para a Educação. O avanço dos estudos sobre as teorias construtivistas e sócio-construtivistas da aprendizagem, a informática e outros avanços tecnológicos modificaram não só a concepção tradicional de aprendizagem, como também a noção de tempo e espaço.
Neste contexto, surge o que o romancista norte-americano, William Gibson, em 1984, denominou “cyberespace”, ou, para nós , ciberespaço.
Antes de iniciarmos nossas reflexões sobre esta relação entre o ciberespaço de Gibson e a Educação, é preciso que se deixe repousar no passado a idéia e o conceito de “aluno” como aquele que não tinha “luz” (alumni) e resgatar da Escola Peripatética de Atenas o conceito de aprendiz.
De certa forma parece-nos, no mínimo curioso, que busquemos hoje, passados mais de dois mil anos dessa sociedade ateniense, conceitos que, à luz das discussões atuais, tornam-se tão esclarecedores e reveladores de uma sociedade que mergulha neste cosmos sem dimensões e sem fronteiras.
Diante dessas reflexões defrontamo-nos com as novas tecnologias que chegam como artefatos que ampliam e facilitam algumas habilidades do homem. Pierre Lévy, filósofo francês que estuda a Cibercultura, aponta algumas transformações nas relações de aprendizagem entre o aprendiz e o professor. Dentro desta perspectiva tecnológica, o professor desenvolve um papel de mediador no sentido proposto pela abordagem construtivista sóciointeracionista de L.S. Vygotsky.
Neste novo estado, muda-se também a noção de conhecimento, que passa a fazer parte do universo virtual. Assim como o dinheiro, o entretenimento e o comércio , o conhecimento passa a ser encarado como algo com possibilidade de vir a ser, como algo que está em constante processo de construção e reformulação, o conhecimento virtual, potencial, que se realiza no contexto ciberespacial.
[...]
Dialogando com o professor Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia, vemos, cada vez mais, a necessidade de colocar a escola dentro dessa “nova ordem” e não o seu inverso. Neste instante o professor-mediador desempenhará seu papel sublime e essencial de orientar seus aprendizes e de saber, também e inovadoramente, ser orientado por eles na construção de seus conhecimentos.
Cabe então, aos educadores desta nova era, reavaliar os valores e as relações entre Educação, cultura e sociedade.
Aqui, apresentamos alguns princípios que acreditamos poder auxiliar pesquisadores e estudantes de Educação a compreenderem melhor este novo espaço cibernético, percebendo-o como um grande sistema de informações propício a intervenção direta ou indireta do homem.
Disponível em: http://salasvirtuais.universia.com.br/docs/basemenu/apostila.pdf
17 comentários:
O texto vem apresentar a nova realidade da educação,que nos dias de hoje, tem a informática como um recurso de aprendizagem que visa facilitar de forma geral e ampliar os conhecimentos humanos,dessa forma, propõe ao professor uma reciclagem de valores e opiniões fazendo com que o educador seja um orientador aberto à constantes inovações.
alunas:Aline Góes,Aulenice,Tâmara Rejane. 4° Normal "B"
seria bom se todos os professores da rede de ensino municipal e estadual passassem por aulas praticas de computação pois com o avançar da tecnologia os alunos passarão a utilizar os computadores,ou seja,será necessário que os alunos que nunca tiveram contato com um computador passe a se familirializar com ele pois no futuro bem proximo sera considerado analfabeto aquele que não souber manusear um computador.
equipe: renata olegario,naiara da silva e tamires regina.
Os avanços tecnológicos nos proporcionam a maior facilidade de acesso aos avanços, atrelando a praticidade, a um resultado mais complexo e mais atualizado.
Tendo esse conceito, diversos profissionais da educação deveriam buscar aprimorar-se e acompanhar o ritmo, utilizando o espaço oferecido e lapidar seus antigos conhecimentos.
Seria importante que esses profissionais dessem mais importancia a esse novo metódo de ensinar, pois afinal essa nova metodologia, nos engloba no meio em que vivemos..
equipe: Mayara, Maria Aline, Mauricélia e Rayane.3°normal médio.
O computador tem provocado uma revolução na educação por causa de sua capacidade de "ensinar".
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.
É possível (se houver a intenção) conceber e concretizar, com as novas tecnologias, uma nova e revolucionária realidade educacional, que nem de longe lembre a atual.
DUPLA:
Cláudia Nunes
Elma Kelly
4° Normal "A"
Nas últimas décadas como podemos perceber ouve um grande avanço na educação,como por exemplo ultrapassamos o modelo tradicional e demos vida à uma nova era,a era do novo modelo o sócio-construtivismo que veio com idéias inovadoras capazes de revolucionar a apredizagem.
alunas Selma,Maria Jucielma.
Em relação as útimas duas décadas, a educação passou por um processo de transformação.Transformações essas, que vieram a facilitar as atividades do homem como um todo.A cada dia, a tecnologia avança cada vez mais, beneficiando assim a educação, e trazendo artefatos que venham a favorecer o ensino-aprendizagem do aluno.
Nas últimas décadas,a informática evoluiu bastante,juntamente com ela veio outros avanços tecnológicos,e vemos que tantos avaços veio para facilitar a vida do homem e anpliar seus conhecimentos,e cabe ao professor ajudar ao aluno nesse processo de construção orientando o aluno neste espaço de cibernético.
"Cabe então, aos educadores desta nova era, reavaliar os valores e as relações entre Educação, Cultura e Sociedade" (Fragmento do Texto).
A iterassão entre professor e aluno é fundamental para o melhoramento da cognitividade na área da informática onde levará o educando a vivenciar uma das tecnologias mais avançadas e exirgida no mercado de trabalho. Hoje em dia os métodos tradicionais de ensino já não são mas preciso fazer parte da área da educão em especial no universso da tecnologia, pois o professor-mediador como pode ser chamado, conduzirá o aprendiz, ou seja, o educando à sua nova jornada de conhecimento sem esquecer-se de que tem muito à ensinar e muito à aprender com seu aluno e é claro respeitando suas diverssidades de conhecimentos vindos da sua comunidade e sua cultura e assim prepará-lo para o seu cotidiano.
"PIERRE LEVY, filósofo francês que estuda a Cibercultura,aponta algumas tranformações nas relações de aprendizagem entre o aprendiz e o professor.Dentro desta perspectiva tecnológica, o professor desenvolve um papel de mediador no sentido proposto pela abordagem construtivista e sóciointeracionista de L.S VYGOTSKY"(FRAGMENTO DO TEXTO).
Por isso não deixa de ser importante a "Informática na Educação", para o desenvolvimento cognitivo do educando construido apartir da especialização do seu professor e é então que a educação sempre deve buscar, melhorar e inovar o seu trabalho de aprendizagem onde o aluno descubra-se dentro de seus horizontes...
A informática na educação é de estremamente importância,pois a cada dia que passa o mundo cobra mas e mas do ser humano para a sua atualização na tecnologia ,não é mas possivel viver só no mundo do "pouco sei". pois vivemos no mundo de competição onde o mas forte é quem ira ocupar o lugar.por isso é muito importante que o aluno tenha também acesso a informática de maneira clara e consiente de que fará uma grande diferença em sua vida no mercado de trabalho.
O acesso a informática tem como objetivo facilitar a vida das pessoas e ampliar seus conhecimentos .
É de fundamental importância os professores trabalhar a informática na educaçaõ,pois os alunos passaraõ a utilizar os computadores em sua vida prática.
E que aqueles que nunca tiveram
contato com computador se familiarize com ele,pois cabe ao
professor preparar o aluno para saber enfrentar a sociedade.
O texto fala da relação da sociedade com a tecnologia, da mesma forma relata que a informática é muito importante para a aprendizagem, possibilitando ao aluno adquirir conhecimentos em menos tempo em comparação ao tempo gasto em pesquisas restritas a livros, revistas e etc.
Fala que a tecnologia deve ser tratada como algo importante em nossas vidas, pois ela facilita o conhecimento tão buscado pelo homem.
Os professores precisam ter compreensão de que o novo espaço informático é muito importante para a nossa aprendizagem.
Esse texto é muito importante para influenciar pessoas envolvidas na educação, para que possam desenvolver um pensamento crítico sobre a informática e o conhecimento aberto para todos.
Esta é uma boa iniciativa... que tem a inclusão digital como base. a eeducação anda mesmo precisando de uma iniciativa dessa.
Alguns professores são bastante integrados em tudo que disrespeito a educação, mas não uma boa "relação" com a tecnologia. por isso esse projeto é muito bom para uma "educação" formadora dos professores que pouco se relacionam com a informática.
O texto apresenta informaões sobre a inportância da informàtica na educação; tendo ela como um
recurso de aprendizagem que facilita a absoção de informações e conhecimentos.
È vista como um dos meios de pesquisa mais amplo,cabe ao professor orientar os alunos na pesquisa.seria melhor se todas as pessoas podessen ter acesso a informàtica,dessa forma todos nos teriamos uma aprendizagen mais anpla e completa.
Com base no texto lido, pude notar a importância da informática no anbiente escolar e outros, a informática é vista como uma facilitadora no que diz respeito os meios de pesquisa, sabe-se que quaisquer conteúdos trabalhados pode-se encontrar de forma prática e eficaz. Evoluir é necessário sabendo-se disso é preciso uma concientização por parte dos professores para orientização e estimulação de pesquisas.É necessário que os professores adquirão um pessamento crítico a respeito do (TRABALHAR) com a informátic, é necessário que professores e alunos estejam de mente aberta pera auto-avaliar-se e trabalhar a evolução de seus proprios pontos de vista,visando uma melhor absorção dos comteúdos,um trabalho mais concreto e uma aprendisagem completa.
Esta é uma boa iniciativa... que tem a inclusão digital como base. a educação anda mesmo precisando de uma iniciativa dessa.
Alguns professores são bastante integrados em tudo que diz respeito a educação, mas não tem uma boa "relação" com a tecnologia. por isso esse projeto é muito bom para uma "educação" formadora dos professores que pouco se relacionam com a informática, e não só para os professores com também para os alunos.
Eu gostei muito do trabalho, pois mesmo já tendo uma certa famíliaridade com a informática essa é uma área assim como todas as áreas do conhecimento que sempre pode se acrescentar algo, nunca estamos totalmente "por dentro" do assunto. Por isso é bom estar-mos sempre buscando aprender mais e tudo que for ensinado, mesmo que pareça simples sempre pode-se acrescentar algo a nosso conhecimento.
Eu gostei do trabalho mais eu acho que falta mais interesse em questao de todos!
Parabéns
Postar um comentário